Visto e autorização para menores

Visto e autorização para menores

Veja como proceder com o visto e autorização para menores.

Ao contrário, do que algumas pessoas pensam, menores de 16 e maiores de 65 anos precisam de visto para entrar nos Estados Unidos, mas as regrinhas para essas duas categorias de idade, são um pouco diferentes do que para aquelas que tem idade entre estas citadas aqui.




Lembrando que estamos falando sobre visto de turista ou de negócios (B1 e B2), outras regras podem ser aplicadas para outros tipos de visto, informe-se.

E é sobre isso que vou falar hoje.

Menores de 16 anos

A única coisa que os menores de 16 anos estão isentos é da entrevista presencial com a autoridade consular. No mais é necessário cumprir uma série de quesitos que listo abaixo:

1 – Ter passaporte válido;

O Passaporte deverá ter no mínimo 6 meses de validade a contar da data da viagem.

2 – Preencher todos os formulários obrigatórios exigidos pelos Estados Unidos; (Quer saber mais clique aqui).

Este item, como em outro post que falo sobre isso, o meu conselho é sempre solicitar os serviços de uma empresa especializada em vistos, pois eles orientarão exatamente sobre a documentação, formulários, certidões, fotografias etc.

3 – Ter autorização para viajar desacompanhado ou na companhia de um dos pais ou familiares;Visto para menores

Existem inúmeros modelos de autorização de menores na internet, para várias situações e que podem ser usados, se forem preenchidos corretamente e reconhecidos em cartório por responsáveis. Mas veja bem, com estas autorizações mesmo sendo “válidas” a polícia federal, na hora do embarque, poderá negar se achar que falta algo ou que não está de acordo com alguma coisa, e se isso acontecer implica em não embarcar e uma série de contratempos.  Então, a minha dica é que o menor, acompanhado dos pais e ou responsáveis se dirijam com antecedência de alguns dias ao aeroporto de embarque e procure o setor de Juizado de menores, lá existe um juiz ou pessoa capacitada para fornecer esta autorização, sem custo algum, sem dor de cabeça e que certamente  serão aceita pelo aeroporto. Portanto, aconselho fortemente a ligar para o aeroporto e informar-se sobre este setor, hora de atendimento e documentos que deverá levar para pegar a autorização.

4 – Ter autorização de Hospedagem;

Esta autorização nem sempre é solicitada no hotel em que o menor ficará hospedado, mas se solicitarem é interessante que a tenha junto consigo.

Este documento trata-se de uma autorização que poderá ser feita de próprio punho, autorizando o menor a ficar em determinado (s) hotel (eis). Neste documento também deverá constar o nome de uma ou mais pessoas que estarão viajando e se hospedando juntamente com o menor, mas no setor de juizado de menores do aeroporto você também conseguirá ter todas a informações que devem contar neste documento, consulte-os.

5 – Apresentar o RG juntamente com passaporte na Polícia Federal do Aeroporto.

O policial federal do aeroporto poderá solicitar o RG do menor para comprovar a filiação deste, na autorização, portanto, viaje juntamente com o RG. Caso o menor ainda não tenha o RG ou não conseguiu providencia-lo, leve a certidão de nascimento.

E não esqueça, leve uma listagem das dúvidas até o juizado de menores para serem esclarecidas, caso as tenha.

 Maiores de 65 anos

Também estão isentos de entrevista presencial, mas todos os outros tramites, deverão ser seguidos.

Caso já tenha o visto, mas o passaporte estiver vencido, tire outro passaporte e leve com você o passaporte vencido que contenha o visto (se este ainda estiver válido) para apresentar os dois todas as vezes que for solicitado.

E lembrem-se, vamos sempre primar pelo mais, levar a documentos a mais não trará prejuízo, mas a menos poderá lhe custar muita dor de cabeça, dinheiro e até não ser autorizado para embarque, portanto, use e abuse destes órgãos e das empresas que assessoram na obtenção de Visto.

Gostou do Post? Então, se cadastre no final da página e receba as novidades do nosso site em seu email. 😉




Comente via Facebook

Comentários